Rua Mauá, 459 - Sala 02
Bairro Rio Branco - Canoas/RS
Fone: 55 51 3476 1347

Autoclave a gás

Postado por: 04 dez 2014

Conversão de Autoclave Elétrica para o Modelo “Flex”: Gás Natural/GLP x Energia Elétrica

A Região Sul conta com aproximadamente 20% das autoclaves com aplicação no setor de recauchutagem de pneus do Brasil. Empresas do setor demonstraram interesse no emprego de Gás Natural/GLP como substituição a energia elétrica.

Os altos custos da energia elétrica, quando utilizada em horários de pico de demanda, por vezes, inviabiliza a operação da unidade recauchutadora nestes horários. As autoclaves para recauchutagem de pneus operam em temperaturas de aproximadamente 110 à 120 oC em pressões 6 bar onde o ciclo total desde o recebimento até a liberação do produto idealmente deve ser menor que 24 horas.

A solução proposta consiste no emprego de queimador com geometria de queima cônica com pré-mistura gás/ar microprocessados, fazendo combustão indireta no interior da câmara da autoclave. A metodologia de conversão utilizada permite que o equipamento opere no modelo “Flex” utilizando tanto o energético gás natural, ou GLP onde este não se encontra disponível, como com energia elétrica.

Esta flexibilidade na escolha do energético permite ao usuário a adequação a condições pontuais observadas em diferentes unidades fabris. Os resultados mostram adequação ao controle do processo de recauchutagem, permitindo reprodução de processo fabril. Esta mesma solução pode ser empregada em autoclaves de outros setores da economia como indústria de alimentos por exemplo.

Consulte-nos, preenchendo o formulário de atendimento técnico p/ AUTOCLAVES .

Projetos relacionados